sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aparando unhas afiadas

Outro item importante são as unhas, se as unha ficarem grandes demais, ele pode se machucar ou machucar você! Existem poleiros especiais importados que desgastam a unha, não são poleiros com lixa embaixo! A lixa colada no poleiro pode machucar a pele do pézinho. Você pode cortar a pontinha da unha com cuidado para não cortar os vasos sanguíneos (Como cães que tem unhas pretas e não dá para ver o vaso sanguíneo).


Se por acidente a unha dele começar a sangrar, tenha calma, aguarde um pouco, se não parar, você deve ter em casa um produto encontrado em casas de produtos veterinários que ajuda a estancar o sangue imediatamente. Se você não tiver, a alternativa será correr para o Veterinário. Então, MUITO CUIDADO!
Na minha opinião, a maneira mais garantida é lixar a unha com lixas normais. Não tem segredo, só lixar um pouquinho e com cuidado. Olhe o desenho abaixo e veja por onde circula o sangue. Se o pássaro não parar quieto, enrole-o com uma toalha macia deixando apenas os pezinhos de fora. Pegue unha por unha com cuidado para não machucar os ossinhos dos dedos e lixe as pontinhas. Você vai precisar da ajuda de alguém para fazer esta tarefa.
 Bicos
Quando um pássaro tem deficiência de vitaminas, seu bico pode começar a crescer de forma estranha, há casos de bicos que ficam cruzados dificultando a alimentação. Primeiro passo é verificar a alimentação correta que precisa ser ministrada ao seu pássaro. Já vi casos de pássaros com bicos que se cruzam de forma terrível. Então a alternativa é levá-lo a um Veterinário para que com um alicatinho próprio ele corte uma das pontas para que seu pássaro possa voltar a se alimentar corretamente e sem sofrimento. Não recomendo fazer este serviço em casa, pois a língua pode entrar no meio e pode acontecer um acidente. Por favor, não façam isso sozinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário