quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Banho.



O banho é algo sagrado, e que as Calopsitas não dispensam, se lhes permitirmos ter onde sebanharem. No entanto, assim como outros pássaros, as Calopsitas não apreciam fisicamenteserem colocados na água do banho e serem lavados pelos seus próprios donos.
Estão habituadaspor instinto a fazer a sua higiene pessoal onde têm possibilidade para isto. Grande parte das Calopsitas criadas em cativeiro nunca tiveram essa oportunidade exatamentedevido a muitos criadores inexperientes não atentarem ao fato de que elas necessitam de umrecipiente que lhes permitam entrar de corpo inteiro.O primeiro passo será arranjar uma "banheira" adequada à ave e que incentive o seu banho regular.
Existe um mito que o banho torna as aves mais vulneráveis, isso é falso, assim como você, elasse tornariam vulneráveis caso não pudessem tomar banho freqüentemente! No entanto, alguns cuidados deverão ser adotados; nunca as deixe diretamente sob o sol ou emzonas de freqüentes correntes de ar. Lembre-se que um banho de água de temperatura ambienteé o melhor que elas podem desejar.
Infelizmente no Brasil não existem muitas "banheiras" disponíveis em lojas do ramo, mas pode-sefacilmente improvisar uma. Um recipiente qualquer que permite que ela possa se banhar porcompleto (caiba apenas o seu corpo), mas cuidado para que este recipiente não seja tão fundo. Geralmente as Calopsitas costumam ficar apenas observando o recipiente duranteaproximadamente 3 dias antes de finalmente se acostumarem com ele e saltarem para dentro etomar o seu banho diário.
No inverno as Calopsitas também costumam se banhar. Mas não somente no inverno quanto emépocas frias as gaiolas não deverão estar em varandas ou em locais frios, lembre-se que assimcomo você, sua Calopsita poderá pegar um resfriado ou pior do que isso; pneumonia. Caso a sua gaiola não tenha espaço suficiente para a "banheira" é um claro sinal que a sua gaiolaé pequena demais para que a sua Calopsita viva confortavelmente. Com certeza você nãogostaria de passar a sua vida num espaço onde mal pudesse dar 4 ou 5 passos. Com asCalopsitas é o mesmo.
Compre uma gaiola maior e se possível monte um ninho por uma questãode proteção por mais que a sua Calopsita viva só. Caso queira você ainda poderá instalar umchuveiro, e isso é bem simples, bastará providenciar um caninho que produza gotejamento e issopara as Calopsitas é muito agradável e uma ótima forma de contribuir bastante para a sua higienee limpeza e até mesmo para a dos donos que por ventura tenham problemas respiratórios, poisdiminui a disseminação de poeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário