sábado, 12 de novembro de 2011

CORTE DAS PENAS

Esse não é um procedimento difícil, mas exige paciência, calma e habilidade para pegar o pássaro e mantê-lo retido em sua mão até o corte das penas.  Deve ser feito por criador experiente ou um veterinário, de forma correta, que permita o pássaro a voar apenas plainando em direção ao chão, isto é,  sem conseguir alçar vôo, caso contrário o pássaro perde equilíbrio, e sua queda pode trazer graves consequências.
 
Se as penas das asas são cortadas de forma inapropriada, isso pode resultar em:

 
  • perda de equilíbrio, ocasionando quedas com consequentes acidentes;
  • perda de sangue das penas que ainda estavam em crescimento;
  • lesões das asas muitas vezes definitivos;
  • o pássaro torna-se medroso em se deslocar na gaiola e em outros espaços com receio de se machucar.
     
As pontas das asas podem ser deixadas intactas (primeira apenas, ou primeira e segunda penas do extremo da asa) que são as que cruzam nas costas, pois dão  mais equilíbrio. A partir desse ponto, as próximas 8 penas podem ser cortadas com uma tesoura.  Lembre-se que as penas primárias são 10 no total.
 
Após o corte de ambas as asas, coloque o pássaro no chão para certificar-se se consegue voar alçando vôo numa altura conasiderável.  Se positivo, será necessário cortar também a primeira e a segunda pena também.  O objetivo também é que a ave voe plainando de forma suave e equilibrada, indo ao chão em seguida sem machucar-se.
 
Se as penas forem cortadas imediatamente após a muda, as penas cortadas poderão levar até um ano para crescerem, ado contrário, novas penas surgirão dentre semanas após o corte.


Corte das penas primárias (10 penas)


Aqui foram preservadas as 2 penas das pontas



Procure levar o pássaro a um veterinário ou a um criador experiente para proceder o corte das penas, pois se houver erro no procedimento pode trazer prejuízo inclusive ao nascimento de novas penas, sangramento, etc.

Resultado de um corte de asas mal sucedido

Nenhum comentário:

Postar um comentário