quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PLATINUM

Mutação só existente na Austrália. Há uma confusão com relação a esse nome, uma vez que na América do Norte chamam de Platinum aves prata dominante. Essa mutação se caracteriza por uma coloração "cinza-fumaça" clara (como eles mesmos definem: smokey-grey), com asas e cauda cinza mais escuro. Bico, pés e pernas são bege-claro Os olhos são vermelhos ao nascer, mas escurecem logo em seguida.

Alimentação

A alimentação das Calopsitas deve ser bem observada, sobretudo em época de posturas.
Abaixo seguem orientações.
20% de alpiste 50% de painço 15% de arroz com casca 10% de aveia e 5% de girassol miúdo.

GIRASSOL

Grão rico em proteína, extrato etéreo, minerais e vitamina. E seu principal uso é nas misturas de periquitos, calopsitas e papagaios. (Uso medicinal: antigripal, expectorante, diurético, febres intermitentes, afecções estomacais, contusões, escoriações, úlceras, feridas, febres (malária), afecções pulmonares, afecções de garganta, tônico estimulante, debilidade orgânica geral, dores de cabeça, inapetência.)

AVEIA

Grão rico em carboidratos, de ótima palatabilidade e digestibilidade, portanto ingerido com muito gosto e facilidade por pássaros no ninho. Em quantidade demasiadas pode levar ao acúmulo de gordura, principalmente em canários. Seu uso principal é nas misturas de grãos para canários, pássaros exóticos, silvestres, periquitos e papagaios.

LINHAÇA

Grão da planta do linho. É rico em proteínas e extrato etéreo, principalmente do grupo Omega 3, essencial para uma excelente plumagem. Possui propriedades terapêuticas, melhorando o trânsito do bolo alimentar no tubo digestivo e contribuindo para uma melhor digestão. Seus uso principal é nas misturas de grãos para canários, pássaros exóticos, e silvestres e periquitos.

NIGER

Grão rico em extrato etéreo (óleos) e proteínas. Devido a sua excelente palatabilidade, este grão é muito apreciado por diferentes tipos de pássaros. Seu uso principal é nas misturas de grãos para canários, pássaros exóticos, pássaros silvestres, periquitas e calopsitas

PAINÇO AMARELO

Grão também conhecido por milho alvo amarelo. São grãos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para pássaros silvestres, exóticos, periquitos, canário da terra e calopsitas.

PAINÇO PRETO

Grão também conhecido por milho alvo preto. São grãos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para pássaros silvestres, pássaros exóticos, periquitos, calopsitas e também canários da terra.

PAINÇO VERDE

Grão também conhecido por milho alvo amarelo. São grãos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para pássaros silvestres, exóticos, periquitos, canário da terra e calopsitas.

SENHA

Para pássaros silvestres, calopsitas, canários, periquitos, etc...

TRIGO MOURISCO

Ideal para fornecer como petiscos eventuais,ou ser incorporada na mistura de sementes diária.

MILHO

O milho é um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo. É extensivamente utilizado como ração animal, devido às suas qualidades nutricionais.
Milho verde (diariamente ou em dias alternados. Caso haja filhotes fornecer diariamente!). O milho verde é muito importante para a saúde de uma calopsita.
Grão rico em carboidratos e de elevada digestibilidade. Semente integrante da alimentação.

Deixar nos alimentadores para ser consumido conforme necessidade da ave.
Atualmente se encontram alimentos prontos a granel (por quilo) ou em pacotes fechados, de diversas marcas. Estes alimentos, via de regra, possuem a constituição acima adicionada de algum(ns) ingrediente(s) variando de fabricante para fabricante. A granel podem ser encontradas rações para periquitos ou calopsitas (embora esta última seja mais difícil de ser encontrada).
Note que nem todas as aves aceitam prontamente alimentos extrusados devendo haver uma transição programada ou misturada à ração normal.
Não é aconselhável fornecer apenas um tipo de semente. Além de causar carência nutricional alguns alimentos com porcentagem mais elevada ( ex: aveia ) podem causar distúrbios gástricos, diarréias e outros problemas.
A utilização das porcentagens acima garante a melhor taxa de aproveitamento x necessidades das aves.
Farinhadas. Estas farinhadas podem ser feitas em casa ou compradas prontas em pet shops. Em casa é normalmente feita com ovo cozido normalmente amassado com fubá.
Alguns criadores misturam Neston nesta farinhada caseira. Porém deve ser obrigatoriamente retirada após algumas horas para não estragar e afetar as aves.
As farinhadas comerciais têm um período de validade maior visto serem desidratadas.(ex. parrot)
Frutas,legumes em pedaços e verduras como :
EspinafreEspinafre
Cenoura
Cenoura
Couve
Couve
Abobora
Abobora
Brocolis
Brocolis
Chicoria
Chicoria
Além disso, o vegetal é rico em vitaminas e sais minerais e portador de boa quantidade de ferro, cálcio, potássio e ácido fólico.
A couve crua contém mais vitamina C do que a encontrada nas frutas cítricas, e esta vitamina aumenta a capacidade de absorção de ferro e cálcio pelo nosso organismo.
O cálcio contido na couve é 57% mais disponível para absorção contra 37% do cálcio dos produtos lácteos, sendo portanto uma fonte ideal para quem necessita de maiores teores de cálcio.

FOLHAS DE BETERRABA

Folhas de beterraba
RICA EM -Vitamina A, B1, B2, B5, C, açúcar, ferro, cobre, potássio, silício, sódio, cloro, zinco, manganês

PIMENTA

Pimenta

GRÃO DE BICO

Grão de Bico
Também pode ser fornecido grão de bico após deixar de molho para amaciar

PÃO DURO

Pão, Filãozinho
Pão duro, seco e em pedaços de preferência o integral. Há criadores que fornecem os pães umedecidos.
Mas nestes casos devem ser trocados após poucas horas no máximo.
Areia grossa e lavada e farinha de ostras para ajudar na digestão e como fonte de cálcio (principalmente na reprodução); Carvão vegetal em pedaços ou moído e adicionado à areia e à farinha de ostras; Osso de siba ( também conhecido como osso de baleia )
Atualmente podem ser encontradas nas lojas especializadas compostos contendo areia lavada, farinha de ostras (ou ossos), carvão vegetal, erva doce ( conforme o fabricante há variação na composição ). Este tipo de composto é comumente denominado grit .
Podem ser fornecidas também abóbora e cenoura cruas, cortadas longitudinalmente ( comprido ) de forma que o miolo fique mais exposto. Parece haver preferência da abóbora à cenoura. Ambas têm caroteno ( proto vitamina A ). A semente da abóbora funciona como vermífugo.
Encontram-se disponíveis também alimentos diversos apelidados de 'papa universal' . É um conjunto de elementos que varia de fabricante a fabricante. Alguns possuem em sua composição ovo em pó, farelo de soja, levedura seca de cerveja, farinha de conchas, premix vitamínico, óleo vegetal e outros.

Nunca dê estes alimentos a elas

Abacate
Abacate
Alface
Alface
Tomate
Tomate

Nenhum comentário:

Postar um comentário