quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Psitacose, anemia, obesidade e raquitismo

Psitacose: Zoonose que necessita exame específico para constatação. Não deixe de fazer se o veterinário suspeitar.

Sementes velhas, estragadas, mofadas? Afaste este mal. Sementes nestas condições causam anemia e outros males.

Nada de engordar sua ave. Gordura é prejudicial a ela. Humanos é que preferem brigar com a balança. Ave de estimação deve ter corpinho de bailarina sem ser esquelética. Nada de extremos com seu pássaro.

Exponha sua ave ao sol pela manhã, livre de telas e de vidros. Evite que ele fique raquítico e doente.
Psitacose ou Clamydia é uma zoonose, sabidamente, perigosa ao psitacídeo e ao ser humano, portanto preocupe-se: Se sua ave mostrar-se sonolenta, com perda de apetite, asas sem brilho e opacas. Se no decorrer do tempo mostrar-se doente, com olhos irritados e vermelhos (conjuntivite), com anorexia (perda de peso, podendo chegar até a quadros de peito seco) e diarréia verde. Se desenvolver problemas respiratórios (dificuldade em respirar, espirros), e se você perceber nela: letargia, problemas hepáticos, aumento do baço e e sintomas idênticos à gripe e pneumonia.

A bactéria é contagiosa, sendo transmitida por via aérea, via fezes e fluídos respiratórios (a bactéria consegue sobreviver em partículas por um bom tempo até ser inalada por outro animal). A transmissão é aumentada pelo contato direto com pássaros doentes ou infectados. Pássaros jovens e estressados (doentes, em nova dieta ou em mudança) são os mais susceptíveis.
O tratamento, se feito corretamente, tem altas chances de cura, e é feito a base de antibiótico que o veterinário deve receitar e deve acompanhar a evolução da terapia. Durante o tratamento, qualquer fonte de cálcio deve ser eliminada. A medicação deve ser prescrita por veterinário e em dosagem adequada ao peso da ave. Não tente, de forma alguma, medicar sua ave por conta própria. A dosagem inadequada pode matá-la.
Conforme eu disse, a psitacose é uma zoonose, ou seja, pode afetar o ser humano. Apesar de ser raro, pode atacar pessoas imunodeprimidas, como idosos, crianças, doentes, aidéticos ou grávidas.

A anemia é causada por sementes estragadas, mofadas ou velhas, ataque do piolho vermelho e falta de alimentação. Os sintomas são: Falta de apetite, emagrecimento, dificuldade em equilibrar no poleiro, ave pálida e a plumagem opaca, sem brilho. O tratamento consiste em mudar a alimentação. Incluir na dieta folhas verdes, farinhada, além de areia misturada com farinha de peixe. Reforce as frutas, verduras e legumes da alimentação da ave e dê, em especial, folhas de beterraba.

A obesidade é causada por alimentos gordurosos e falta de exercícios. As aves não devem engordar em demasia, pois podem sofrer com feridas nas plantas dos pés, decorrentes do peso demasiado do corpo. Faça seu amiguinho comer legumes, verduras e frutas além das sementes. É bom lembrar que gordura é prejudicial às artérias, seja do ser humano ou dos animais.

O raquitismo é muito parecido com o do ser humano e, raramente, ocorre nas aves que são expostas ao sol, somente aparecendo quando a ave não toma banho de sol. Os sintomas são pernas e asas fracas, aves pequenas, às vezes deformadas. Tratamento: Colocar as aves para tomar banho de sol diários, fornecer na farinhada o óleo de fígado de bacalhau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário