quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ALBINA

Totalmente branca . Por vezes com olhos vermelhos.
Calopsita
As calopsitas têm predileção por se alimentar no chão, diferente de outros psitacídeos. Em seu ambiente natural efetuam a reprodução na época das chuvas quando a oferta de alimentos é maior. Fazem seus ninhos em árvores (preferindo troncos de árvores mortas) , geralmente próximos a cursos de água e cachoeiras. Podem se reproduzir o ano todo, porém devem ser tomados cuidados para se evitar a exaustão . A migração destas aves, na natureza, é controlada pelo ciclo das águas.
Calopsita
Calopsita em seu ambiente natural
As mutações mencionadas existem em virtude de fixações de características efetuadas por criadores. Como característica predominante os machos possuem cabeça e crista amarela além de uma 'bochecha' circular vermelha em cada lado do rosto.
As fêmeas possuem cabeça cinza e crista cinza amarelado também com uma 'bochecha' circular vermelha em cada lateral (embora fêmeas possuam esta mancha levemente mais suave ) . A cauda do macho é totalmente negra na parte de baixo sendo que na fêmea existe uma alternância de negro com amarelo ( dando uma impressão 'rajada' ) . Deve-se notar, entretanto, que conforme as mutações, estas regras mudam. As calopsitas de variedade Lutino (por exemplo) possuem uma tendência ao branco-amarelado por todo seu corpo.
As variedades acima mostradas devem ser tomadas apenas como referência. Existem atualmente diversas mesclas dos mais variados tipos e cores. Existe a variedade pérola que possui as 'pérolas' da mesma cor das penas, possuindo apenas o contorno cinza, por exemplo. Dentro do item 'fotos' na homepage existem diversos tipos e variedades que merecem uma visita.

Alimentação

alimentação das Calopsitas deve ser bem observada, sobretudo em época de posturas. Abaixo seguem orientações.
20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de girassol miúdo. Deixar nos alimentadores para ser consumido conforme necessidade da ave. Atualmente se encontram alimentos prontos a granel (por quilo) ou em pacotes fechados, de diversas marcas. Estes alimentos, via de regra, possuem a constituição acima adicionada de algum(ns) ingrediente(s) variando de fabricante para fabricante. A granel podem ser encontradas rações para periquitos ou calopsitas (embora esta última seja mais difícil de ser encontrada). Atualmente podem ser encontrados alimentos extrusados prontos para estas aves.. Estes alimentos extrusados contém prebióticos que ajudam na saúde das aves. Também existem alimentos extrusados preparados especialmente para as épocas de reprodução, muda e estresse das aves. Note que nem todas as aves aceitam prontamente alimentos extrusados devendo haver uma transição programada ou misturada à ração normal.
Alpiste
Alpiste
Aveia
Aveia
Girassol
Girassol
Painço
Painço
Arroz com casca
Arroz com casca
Não é aconselhável fornecer apenas um tipo de semente. Além de causar carência nutricional alguns alimentos com porcentagem mais elevada ( ex: aveia ) podem causar distúrbios gástricos, diarréias e outros problemas. A utilização das porcentagens acima garante a melhor taxa de aproveitamento x necessidades das aves.

FARINHADAS

Estas farinhadas podem ser feitas em casa ou compradas prontas em pet shops. Em casa é normalmente feita com ovo cozido normalmente amassado com fubá. Alguns criadores misturam Neston nesta farinhada caseira. Porém deve ser obrigatoriamente retirada após algumas horas para não estragar e afetar as aves. As farinhadas comerciais têm um período de validade maior visto serem desidratadas.
Frutas e legumes em pedaços e verduras como espinafre, chicória, brócolis, almeirão e couve, bem lavados (2 a 3 vezes por semana). Também podem ser fornecidas folhas de beterraba.
Não forneça alface ( pode ocasionar diarréia) . Não é aconselhável fornecer tomate, beringela e abacate.
Milho verde (diariamente ou em dias alternados. Caso haja filhotes fornecer diariamente!). O milho verde é muito importante para a saúde de uma calopsita. Grãos germinados de girassol, milho seco, painço, aveia com casca, trigo e arroz sem casca. Também pode ser fornecido grão de bico após deixar de molho para amaciar. Pão duro, seco e em pedaços de preferência o integral. Há criadores que fornecem os pães umedecidos. Mas nestes casos devem ser trocados após poucas horas no máximo. Areia grossa e lavada e farinha de ostras para ajudar na digestão e como fonte de cálcio (principalmente na reprodução); Carvão vegetal em pedaços ou moído e adicionado à areia e à farinha de ostras; Osso de siba ( também conhecido como osso de baleia ) . Atualmente podem ser encontradas nas lojas especializadas compostos contendo areia lavada, farinha de ostras (ou ossos), carvão vegetal, erva doce ( conforme o fabricante há variação na composição ). Este tipo de composto é comumente denominado grit .
Calopsita
Podem ser fornecidas também abóbora e cenoura cruas, cortadas longitudinalmente ( comprido ) de forma que o miolo fique mais exposto. Parece haver preferência da abóbora à cenoura. Ambas têm caroteno ( proto vitamina A ). A semente da abóbora funciona como vermífugo.
Encontram-se disponíveis também alimentos diversos apelidados de 'papa universal' . É um conjunto de elementos que varia de fabricante a fabricante. Alguns possuem em sua composição ovo em pó, farelo de soja, levedura seca de cerveja, farinha de conchas, premix vitamínico, óleo vegetal e outros.
secar naturalmente.
Tem-se observado que normalmente épocas secas tendem a fornecer menos ovos galados , mesmo embora os pais estejam saudáveis e sejam prolíficos.
Os pais, na época da reprodução, podem ficar mais arredios ( mesmo se forem calopsitas mansas ) e mesmo agressivos. Isto é natural devido ao seu instinto básico de cuidado e proteção das crias. Sempre é bom lembrarmos disto ao tormarmos alguma bicada inesperada. É aconselhável deixar o ninho em um lugar tranqüilo , dando uma sensação um pouco maior de proteção. Por vezes é observado um comportamento diferente dos pais abrindo as asas e ameaçando bicar, tal qual uma águia preparada para atacar. Nestas épocas o simples barulho à noite pode ocarretar este comportamento. Se efetuarmos a alimentação dos filhotes na mão acabamos por amansá-los naturalmente. Para maiores detalhes sobre este processo leia o item Calopsitas Mansas do site. Também é normal que os machos, nestes períodos, diminuam bastante o canto. A maioria simplesmente para de cantar. Na natureza o fato de permanecer em silêncio quando se está com filhotes acaba por ser um fator a mais na proteção das crias. Embora nossas aves estejam livres dos perigos naturais o comportamento dos pais permanece, por instinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário