quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO

Calopsita
A saúde da ave depende, entre outros fatores, de uma dieta saudável. Uma boa parte de doenças das quais a ave é acometida é decorrente de uma alimentação deficiente, pobre em nutrientes essenciais como cálcio e vitaminas, o que leva à baixa absorção e aproveitamento dessas substâncias, queda imunológica do organismo, refletindo na saúde da ave.
Aves mantidas em cativeiro devem receber uma alimentação adequada, próxima a que teriam à sua disposição na natureza. Um dieta à base apenas de sementes é pobre em nível nutricional, por essa razão precisa ser complementada com frutas, verduras, farinhada de ovo, suplementos vitamínicos, etc. Além disso, as sementes são ricas em proteínas, portanto, não pode ser a única fonte de alimento.
A mistura básica de sementes para calopsitas é composta de painço (50%), alpiste (30%), aveia sem casca (15%), girassol (5%). Esta é uma proporção aproximada. Outras sementes podem fazer parte dessa composição como : trigo mourisco, cártamo, níger, por exemplo.
Deve-se tomar cuidado ao adquirir sementes, observando brilho, maciez, coloração, limpeza, se há cheiro de mofo, etc., seja à granel ou embalagem fechada. Procure adquirir sementes em loja de grande circulação de mercadoria, pois sementes estocadas por muito tempo perdem suas propriedades e ficam sujeitas a fungos, que causam intoxicação na ave.
Se você tem poucas aves, é mais interessante comprar a mistura de sementes vendidas em embalagens fechadas e, mesmo assim, sempre verifique a qualidade da mistura antes de fornecer à ave. Se você perceber carunchos no meio das sementes ou que seu aspecto não está bom, não forneça à ave em hipótese nenhuma.
Alguns veterinários são contra ao fornecimento de sementes às aves, quer seja fato de seu teor nutricional não suprir totalmente as necessidades da ave, quer seja pela facilidade em adquirí-las velhas e com fungos, o que traria danos à ave decorrente da intoxicação, e orientam seus clientes a substituí-las totalmente pelas rações industrializadas. Entendemos a preocupação dos veterinários, mas a mistura de sementes deve fazer parte da alimentação da ave, uma vez que a calopsita é granívora (é de sua antureza alimentar-se de sementes).
As rações extrusadas e peletizadas específicas para aves surgiram há pouco tempo (semelhantes a de cães, gatos, etc.), e cada vez mais novas marcas e variedades chegam ao mercado, com o objetivo de fornecer uma alimentação mais completa e equilibrada às aves em cativeiro. A composição das rações varia conforme a característica/espécie de ave, e é alterada de acordo com a fase da vida da ave (crescimento, reprodução, muda de penas).
A ração deve ser introduzida na dieta aos poucos, respeitando a fase de adaptação do organismo da ave, jamais substituindo as sementes por completo e de forma repentina.
Assim como há criadores que substituiram completamente as sementes pelas rações, há aqueles que são favoráveis às sementes fornecendo a ração apenas como complemento, justamente por entenderem que a calopsita é uma ave granívora, e no seu ambiente natural uma parte de sua dieta é composta de grãos, portanto, fornecer apenas ração estaria indo contra a natureza da ave.
As sementes não devem ser lavadas, pois uma vez aumentada a umidade interna das sementes através da lavagem e a falta de evaporação da água , esta umidade não será reduzida, nem mesmo com banhos de sol, ou aquecimento em forno, além do que esse procedimento destroi suas características físicas e químicas naturais.
Outros alimentos podem ser fornecidos à calopsita como frutas, verduras e legumes de um modo em geral. Geralmente a calopsita é relutante em experimentar novos alimentos aos quais não está acostumada, principalmente tratando-se de aves adultas. Disponibilizar esses novos alimentos juntamente com as sementes, farinhada e ração, é uma forma de chamar a atenção da ave. A calopsita também aprende a comer por imitação, isto é, se no mesmo ambiente houver aves que estejam habituadas a comer esses alimentos, ficará mais fácil que a calopsita passe a se interessar pelos mesmos.
Calopsita
Outro alimento importante é a farinhada de ovo industrializada, sua composição é variada conforme o fabricante, inclui ovo desidratado, probióticos, e outros nutrientes essenciais principalmente na época de muda de penas e de reprodução. É vendida em lojas e pet shops.
Existem criadores que fazem sua própria farinhada de ovo, por um questão de preferência e até com o objetivo de minimizar os gastos. A sua composição também é variada.
Farinhada industrializada
Farinhada industrializada
O ponto positivo de oferecer farinhada caseira às aves é que ela é mais palatável, a ave aprecia mais, porém geralmente não consegue ser tão balanceada quanto uma industrializada, tanto pela variedade quanto pela quantidade de seus componentes.

RECEITA DA UMA FARINHADA DE OVO CASEIRA

A quantidade dos ingredientes depende do número de calopsitas a serem alimentadas. Calcule de 2 a 3 colheres de café cheias de farinhada para cada ave. A seguinte receita é a menor quantidade que dá para se fazer de uma farinhada e deve-se descartar eventual sobra para quem tem poucas aves :
1 ovo pequeno cozido por aproximadamente 15 minutos (contados após a fervura), e espremido no espremedor de batatas. Acrescente ao ovo 1 colher de sobremesa de mucilon, 1 outra de neston, 2 de fubá cozido em flocos tipo MILHARINA, KIMILHO , 1 pitada de sal. Pode ser acrescida a essa mistura cenoura e/ou couve raladas. Em épocas de reprodução e muda de penas, ponha 1 pitada do pó de Aminomix ou Vitalbird (você pode adquirir em Pet Shop). Sirva a farinhada ainda morna, e retire-a caso tenha sobras, no mesmo período do dia, devido ao ovo.
Dica : ao cozinhar o ovo, acrescente um pouco de sal após a fervura, isso facilita a retirada da casca. Outra dica é, caso a casca do ovo venha a rachar durante o cozimento, ponha junto à água um pouco de vinagre.
O equilíbrio correto do total de calorias diárias em relação à necessidade de energia e crescimento da ave é muito importante. A vida sedentária de uma ave em cativeiro, que vive em gaiola, requer uma alimentação adequada, para que não leve a ave a um sobrepeso (obesidade).

OUTRAS DICAS

Nos dias mais frios, pode oferecer à ave trigo pré-germinado. O trigo integral é fonte de fibras, além de proteína, carboidrato, vitaminas e minerais. É vendido em supermercados, na área de alimentos diets. Pega-se um pouco do trigo, e poe de molho por aproximadamente 2 horas. Depois, lava e escorre, deixando secar naturalmente.
Sirva os alimentos (verduras, frutas, legume) e água na temperatura ambiente.
Lave muito bem frutas e verduras, cortando os talos, pois geralmente é neles que se concentram os agrotóxicos.
Cuidado com as sementes! Sementes colhidas antes do tempo, ou em época úmida, estão sujeitas a atingir mais de 13% de umidade interna. Isto favorece um crescimento muito rápido de fungos. Todos os fungos liberam o que se é chamado de microtoxinas que não são destruídas mesmo que torre-se o grão ou seja colocado ao sol. O calor é capaz de destruir os fungos, mas as toxinas não. Portanto, orientamos a não estocar sementes por mais de 30 dias, deixa-as dentro de um pote com tampa semi-aberta para as mesmas respirarem, em local ventilado. Ao comprar as sementes, verifique se são novas ou não.
Dê folhas de beterraba, contêm iodo, ferro e cálcio! As calopsitas adoram desfiar os talos.
Certos cuidados devemos tomar com relação às verduras, que devem ser bem lavadas e, de preferência, deixadas de molho em solução de cloro ou vinagre por 30 minutos.
Nunca dê à sua ave : abacate, chocolate, café, leite, chá, tomate, alimento com sal, feijão, sementes de maçã.

PARA REFLEXÃO

Nós, seres humanos, "pecamos" tanto pela falta como pelo excesso, em tudo relacionado em nossas vidas.
É certo que nós queremos muito bem às nossas calopsitas e buscamos dar o melhor e mais saudável a elas, além de boa gaiola, higiene, etc.
E com relação à alimentação, as pessoas costumam pensar que sempre tem algo que esteja faltando e que poderia ser dado ou complementado, ou também dar apenas por ser uma novidade.

O organismo da ave não está preparado para tantas variantes na alimentação.O mais importante não é a variedade, e sim a qualidade. Se vc der a alimentação básica, de boa qualidade, a sua calopsita estará igualmente nutrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário