quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Os agapórnis e calopsitas são aves da família dos psitacídeos, a mesma a que pertencem os papagaios, araras e cacatuas.
São ótimos animais de estimação e, se criados desde filhotes, extremamente dóceis e fiéis ao dono. São resistentes, fáceis de cuidar e de manutenção barata. Além disso, se adaptam bem a novos ambientes.
Agapornis
Agapornis
Calopsita
Calopsita
Calopsita
Calopsita
As calopsitas são animais tão belos que parecem enfeites vivos.
Natural da Austrália, a espécie foi descrita pela primeira vez em 1792, quando foi batizada com o nome científico de nymphicus hollandicus. Medindo cerca de 30 cm da cabeça à ponta da cauda, se assemelha a uma miniatura de cacatua, mas com cores bem características: coloração cinza e crista amarela.
No cativeiro foram surgindo mutações de cores variadas, algumas lindíssimas. A partir de 1949 a espécie começou a se difundir pelo mundo, com a criação do "arlequim", mutação desenvolvida na Califórnia, nos Estados Unidos.
Exemplar de calopsita, mutação
das variantes fulvo e cara branca.

No Brasil, os primeiros exemplares importados desembarcaram a partir de 1970 e hoje já existem muitos criadores.
Não são barulhentas, mas podem assobiar e, embora seja raro, algumas chegam até a falar.
São aves resistentes e dificilmente ficam doentes. Com uma alimentação balanceada e o cuidado adequado, podem viver até 25 anos.
As calopsitas são divertidas e leais ao dono, perfeitas para quem quer ter um grande amigo.
Com as pessoas, são muito amigáveis e participativas. Se apegam a todos da casa, em especial àquele que cuida delas e as treinam. Então é importante, para que sua calopsita seja um excelente animal de estimação para toda a família, que ela seja manipulada por todos desde filhote.
Calopsita
Uma calopsita se derrete toda a um carinho.

Também convivem bem com outras espécies de aves, desde que o espaço não seja pequeno, já que as aves são, por natureza, territorialistas. Podem ser deixadas sozinhas por um ou dois dias sem problemas.
Calmas, mas extremamente ativas, são pássaros brincalhões e felizes. Estão sempre indo de um poleiro a outro, subindo na grade da gaiola, nos alegrando.
Calopsita
Uma calopsita pérola cara branca faz graça para a dona.
As calopsitas podem assobiar, e algumas chegam a falar. Para ensinar seu pássaro a falar é preciso muita persistência: repetir no mínimo dez vezes a palavra ou expressão, todos os dias. Uma calopsita aprendeu a se apresentar - "Bom dia. Eu sou a Branquinha", - e uma outra aprendeu a assobiar o hino do time de futebol de seu dono.
Psitacídeos são bichinhos curiosos.
Calopsita
Alguns sinais ou posturas que a sua calopsita assume podem dizer muito do que ela está sentindo ou "pensando". Dê uma olhadinha também em nossa página de dicas para aprender a lidar melhor com seu bichinho.

Silvos: medo ou sinal de alerta para deixá-la sozinha
Eriçar as penas e balançar o corpo: está aliviando a tensão
Dormir sobre 1 pé e com a cabeça para trás: forma correta de dormir de um pássaro saudável
Balançar a cauda para os lados, abrindo as asas: está curiosa sobre alguma coisa ou apenas contente.
Calopsita
Esta cambalhota é típica: sua calopsita
está "se mostrando" para você.
Fonte: www.calopsitas.tecnolab.mus.br
Calopsita
Calopsita é uma linda ave de origem australiana bastante difundida no mundo todo, inclusive aqui no Brasil já há bastante tempo! No seu habitat natural, costuma viver em regiões desérticas, chegando a viajar quilômetros de distância, em bandos, a procura de alimento, próximo às águas dos rios.
Predominantemente cinza na Natureza, ao longo do tempo foram surgindo variedades em sua coloração pelas mãos do Homem, o que chamamos de "mutações".
Realmente a Calopsita é muito especial! Seu jeito curioso e amigável, sua inteligência, deixam-nos encantados! A facilidade em reproduzir sons, assobiar, imitar palavras, e de ser domesticada, faz com que, cada vez mais, pessoas busquem nesse pássaro um animal de estimação!
Calopsita

CARACTERÍSTICAS

Seguem algumas informações gerais dessa linda ave:
Nome/Espécie: Calopsita (Nymphicus hollandicus)
Caturra (em Portugal)
Cockatiel (na língua inglesa)
Família: Cacatuidae
Ordem: Psittaciformes

ORIGEM

Nativos da Austrália, aonde podem ser vistos na natureza, vivem em regiões áridas e semi-áridas do país. Ave nômade, costuma voar em bandos acompanhando o ciclo das chuvas, em busca de alimentos. A reprodução ocorre no período das chuvas, pois a criação de filhotes fica ajustada à disponibilidade de grãos e frutos justamente nessa época.

CARACTERISTICAS

calopsita é um pássaro que vem conquistando cada vez mais as pessoas pelo seu jeito amigável e interativo, principalmente quando domesticado. Apegam-se facilmente aos seus donos e os reconhecem de longe.
Muito participativas e brincalhonas, são alegres e divertidas! É considerada uma ave sociável, pois convivem bem com algumas espécies menores, desde que instalados em espaço adequado.
Tamanho: 30 cm (em média, quando adultos)
Peso: 85-120 gramas
Longevidade: variável, dependendo se na natureza ou em cativeiro, podem chegar a 25 anos aproximadamente
Maturidade sexual: por volta dos 12 meses de vida
Reprodução: ano todo
Postura: 3 a 7 ovos (média)
Incubação: de 18 a 23 dias

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Pela legislação ambiental brasileira, a calopsita é considerada ave doméstica, conforme portaria nº 93 do Ibama.
Aves domésticas são aqueles que, através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico tornaram-se domésticos, possuindo características biológicas e comportamentais em estrita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou. Portanto, a calopsita não é uma ave cuja criação, comércio e posse é controlado pelo IBAMA.

CALOPSITA NA NATUREZA

Mapa da Austrália
Mapa da Austrália
O nosso planeta nem sempre foi assim. Houve um tempo em que os cinco continentes formavam um só, chamado Pangéia. Há 140 milhões de anos, esse supercontinente se dividiu em vários blocos, que se deslocaram com o tempo até formarem os continentes de hoje. O menor deles, a Oceania, é formado por centenas de ilhas e a gigante Austrália, um lugar onde a vida evoluiu separada das grandes massas de terra.
Longe dos grandes continentes, a Austrália pode ser considerada um lugar muito especial em termos de vida selvagem. Quando você ouve falar no país, que bicho lhe vem à cabeça? Um canguru? Um grande crocodilo? Esses bichos podem até simbolizar a fauna australiana, mas existem muitos outros.
Austrália é o país que abriga mais de um milhão de espécies, o que corresponde a aproximadamente 85% de plantas, 84% dos mamíferos, mais de 45% das aves, e peixes encontrados somente nessa região.
As constantes alterações do habitat nativo e de paisagens decorrentes da atividade humana, colocaram muitas dessas espécies originais em risco. Ao longo de 200 anos, muitas espécies de plantas e de animais foram extintas. Para outras tantas cuja sobrevivência está ameaçada, uma série de medidas de gerenciamento e de conservação foram adotadas pelo governo australiano juntamente em parceria com os Estados, Governos locais, organizações não governamentais (ONG's), grupos de comunidade, para assegurar a proteção das espécies nativas.
A exportação de aves nativas da Austrália é restrita e controlada. Somente é permitida legalmente se não for com finalidades comerciais. Residentes australianos que pretendam deixar pemanentemente o país tem a permissão de levar a calopsita, como sendo seu animal de estimação.
Nas planícies das regiões áridas e semi-áridas da Austrália, a Calopsita encontra seu habitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário