quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ALIMENTAÇÃO NA NATUREZA

Foi realizado um estudo pela Australian Wildlife Research (publicado em 1/2/1987) sobre a alimentação das calopsitas na natureza, na região de New South Wales (Australia) entre 1980 a 1982. Locomovendo-se sempre aos bandos (constatou-se que na média de 27 aves), a calopsita costuma alimentar-se no chão das sementes caídas, e no caso das sementes de sorgo e de girassol, o fazem diretamente nas suas plantações.
Alimentação da Calopsita
Bandos maiores do que 100 calopsitas foram formados somente durante os períodos de escassez de alimento, se dirigindo às regiões menos áridas.
Calopsitas demonstraram evidente preferência pelo sorgo do que pelas sementes de girassol, e quanto as demais sementes, percebeu-se que apreciavam as mais novas e macias.
Alimentação da Calopsita
Verificou-se que as calopsitas se alimentaram de aproximadamente 29 tipos de sementes, incluindo 4 tipos de grãos. e 17 de sementes de gramas. Sorgo foi de longe o mais importante item da alimentação (60% em relação às demais sementes), as sementes de girassol somente 6%, e 19,3% das sementes de gramas. (Csiro Publishing)


Nenhum comentário:

Postar um comentário